terça-feira, 10 de julho de 2012

A Oficina de Paisagismo é um dos módulos do projeto “Mulheres Charqueadenses: trabalho e transformAÇÂO”. O objetivo da disciplina é passar noções práticas de paisagismo na formação cidadã, a organização de ideias através da expressão gráfica e a execução de um jardim.

“Se não encontrarmos beleza e felicidade em nosso próprio jardim, jamais a encontraremos em outras paisagens” Rachel Schwandt

Como foi desenvolvida a oficina?

Na primeira aula foram abordados temas como as intervenções feitas na cidade do ponto de vista urbanístico. Já na segunda aula as alunas ampliaram o repertório de ideias , através de pesquisa bibliográfica, desenvolveram um exercício prático de desenho, objeto de inspiração para elaborar o projeto do canteiro que será executado nas duas aulas subsequentes.
Durante a execução do canteiro , a ênfase foi direcionada a atividade prática. Nessa etapa dicas de plantio foram informadas, técnicas paisagísticas discutidas, enfim, foi criado um contexto de prática aliada a teoria para concretização da aprendizagem.
Primando pela discussão do papel do cidadão nas suas intervenções urbanas, o módulo de Paisagismo trouxe valioso conhecimento.
Cabe ressaltar que a oficina contou com materiais adquiridos por meio de recursos financeiros próprios do projeto “Mulheres Charqueadenses: trabalho e transformAÇÃO” que obteve verba de R$50.000,00 para a execução das diversas oficinas. Especificamente nesta oficina foi gasto o valor de R$608,50 com materiais como limitador de grama, argila expandida, mudas de flores, dentre outros materiais.

Agradecimentos ao Prof. Vinícius Silveira Borba (Professor da disciplina), a Diogo Lemos Mezzomo (Coordenador de Compras), a Marcelo Leão Bizarro (Coordenador de Manutenção Geral).

O dia 10/07/12 ficará marcado para muitos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Filó, pois tiveram sua primeira aula no Laboratório de Informática que lhes foi oportunizado através de uma parceria com o Campus Charqueadas. O projeto Inclusão Digital: do campus à comunidade atende, além dos alunos, os funcionários e pais que desejam ter conhecimentos de informática.
Emocionante ver  os projetos  alcançarem os sujeitos que fazem as idéias acontecerem. Hoje é um dia especial, parabéns à Escola Municipal Tia Filó e à bolsista do IFSuL Maria Clara Santos !!!
domingo, 8 de julho de 2012
Realizou-se na Diretoria de Ações Inclusivas do IFSul mais um encontro com os coordenadores de NAPNEs, no dia 06/07/2012. Representando o campus Charqueadas, estiveram presentes as professoras Andreia Colares e Iara Cecília Ribeiro.
O Prof. Edgar Mattarredona, Coordenador de Tecnologias Assistivas do IFSul, comentou sobre a Meta 19.8 do Plano de Ação 2012: “Estabelecer diretrizes para aquisição/desenvolvimento de Tecnologias Assistivas”, mencionando a intenção da Coordenadoria de Tecnologias Assistivas (CTA) em sensibilizar os Napnes e os campi para a realização de pesquisas e projetos nessa área social, bem como a intenção de que o IFSul tenha condições de implantar um Núcleo de Tecnologias Assistivas no Instituto, através de um campus ou da interação entre dois ou mais campi.
A profª Andreia Colares, do Campus Charqueadas, comentou que o campus está retomando a mobilização voltada às atividades de tecnologias assistivas. Segundo ela, existem vários projetos nessa área que estão sendo desenvolvidos, solicitando a presença do Coordenador de Tecnologias Assistivas no campus para dar apoio ao grupo envolvido. O Prof. Edgar informou que a CTA está trabalhando juntamente com a PROPESP para institucionalizar essas ações.
Foi apresentado pelo prof. Edgar um vídeo exemplificando como se pode trabalhar a questão da acessibilidade em eventos; e comentou acerca da acessibilidade das páginas do IFSul, mencionando sua importância e ressaltando que este tema estará contemplado no Plano de Ações do Instituto.
À tarde os coordenadores de NAPNE participaram do II Encontro de Bibliotecários do IFSul com o objetivo de assistirem a palestra sobre acessibilidade nas bibliotecas pelo prof. Edgar Mattarredona e planejarem um trabalho em conjunto com o NAPNE e a biblioteca de cada campus na implementação das adequações necessárias, dentro das normas técnicas.
Após, a reunião teve continuidade,  coordenada pela Diretora de Ações Inclusivas profª Gisela Duarte, que tratou de seu tema principal que foi a formação da Comissão para Implementação da Adaptação do Processo Seletivo em Libras.
O Movimento Pró-Teatro do Campus Charqueadas com ensaios todas as terças e quintas, sob a coordenação de Douglas Castro (SMED-Charqueadas), prepara-se para logo subir aos palcos nos festivais em nossa região. O grupo é constituído por alunos e convidados da comunidade e conta com o apoio da COEX em suas atividades.

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

About Me

Minha foto
Coordenadoria de Extensão
Ver meu perfil completo

Visualizações