quinta-feira, 7 de junho de 2012
O campus Charqueadas é um dos parceiros na realização da Semana do Meio Ambiente 2012. O evento, promovido pela prefeitura, contará com diversas atividades envolvendo escolas das redes municipal e estadual de ensino, clubes de mães, unidades de saúde e comunidade.
Conforme o gestor ambiental Marcos Prietto, o campus vai ceder espaços para a realização das atividades alusivas à Semana, como oficina e palestras. O engajamento com as questões ambientais deverá ir ainda mais longe, adianta Prietto. Segundo ele, o próximo passo é organizar o Grupo de Estudos do Meio Ambiente (Gema) na escola.
“Resíduo zero; saúde 10” é o tema da Semana do Meio Ambiente 2012. Oficialmente, o Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado nesta terça-feira (5).





Nota: As imagens ao lado são alguns trabalhos realizados com materiais recicláveis e muita criatividade pelas escolas da região e expostos durante o evento.


Para quem está acostumado com a enorme variedade de jogos existentes no mercado, ouvir sobre uma oficina de jogos é algo que desperta uma certa curiosidade. O professor Renato Schneider Rivero Jover busca como objetivo da Oficina de Jogos – Jogar é legal, integração, aperfeiçoamento das habilidades de raciocínio e é claro, diversão e lazer entre os participantes. 

Um dos fatores que mais chama atenção nos jogos de tabuleiro é o fato de os jogadores não dependerem tanto da sorte e sim de raciocínio muitas vezes rápido e lógico, o que os diferencia de muitos outros jogos, tornando-os atraentes e sedutores para quem gosta. 


Curiosidade: Quem curte um cenário mais medieval, pode participar em batalhas épicas, onde a espada é a lei. Ou quem curte mais um cenário futurista, já pode se sentir um piloto de naves ou caçador de aliens. Os temas que esses jogos adotam podem ser muito variados, mas o que todos eles tem em comum é o quesito jogador, que acaba sendo um fator que faz a diferença no desenrolar do jogo em si. Os jogadores aprendem a interagir, a trabalhar em grupo, a lidar com situações em que todos precisam de união. 

As reuniões vem acontecendo acontecendo uma vezes por semana, as quartas-feiras no nosso Campus, conta com o monitoramento do professor Renato e colegas voluntários. Mais informações você pode entrar em contato com o professor Renato, pelo e-mail: projetojogo@renatomatematico.mat.br , e pode também pode saber mais sobre os jogos de tabuleiros nestes links:

gamerspoa.blogspot.com 
Ilha do Tabuleiro: 
www.ilhadotabuleiro.com.br 
Boardgames Geek (BGG): 
www.boardgamesgeek.com 
Boards and Bits: 
www.boardsandbits.com
Clique para visualizar e/ou baixar a programação do Seminário
Será realizado, no dia 23 de junho deste ano, a partir das 13h30min, no Auditório do IFSul Campus Charqueadas, o I Seminário dos Intercâmbios Internacionais do Campus Charqueadas, sob coordenação do   Chefe do Departamento de Ensino prof. Luiz Roberto Lima Barbosa . O Seminário reunirá participantes dos Intercâmbios realizados pelo nosso Campus e discutirá os projetos e experiências envolvidas.
domingo, 3 de junho de 2012
Iniciaram no dia 26 de maio de 2012 as oficinas de inclusão digital destinadas a sessenta mulheres inscritas no Projeto Mulheres Charqueadenses: trabalho & transformação. As oficinas ocorrem aos sábados pela manhã e partiram de uma entrevista individual com as participantes para a constituição de três turmas, de acordo com o conhecimento prévio de cada uma. As atividades são acompanhadas pela Coordenadoria de Extensão do campus e tem proporcionado autonomia, inclusão e novas possibilidades de atuação das mulheres participantes em suas comunidades. 
As oficinas prevêem 60 horas de atividades nos laboratórios do campus, elaboração de material didático para as alunas e práticas que contribuam para a inserção destas mulheres no mundo da tecnologia e da inovação. 


Equipe Tatupelado - Vencedora da V Gincana Cultural do IFSul


Encerrou-se na última sexta-feira, dia 01 de Junho de 2012, com vitória da Equipe Tatupelado, a V edição da Gincana Cultural do IFSul, que contou com organização do Grêmio Estudantil do Campus - GEIF - juntamente com o apoio da COEX, subsidiando os alunos organizadores em suas necessidades.
A Gincana interna do IFSul, contou com a participação de quatro equipes: Gin&Cana, Pente, Tatupelado e Tezão, e foi realizada ao longo da semana, tendo seu início no dia 28 de maio com a realização de espetáculos abertos a comunidade e a escolha do rei e rainha da gincana, no clube Tiradentes, em Charqueadas. Uma das principais tarefas e que com certeza chamou muito a atenção da população Charqueadense foi a gravação de um flash mob (flash mobilization) no centro da cidade.
A COEX parabeniza todas as equipes participantes, o Grêmio Estudantil do Campus pela organização do evento e a todos os colaboradores na realização de mais uma gincana em nossa Instituição.


Parte integrante do Grêmio
Estudantil do Campus
Entrega de alimentos arrecadados
durante o decorrer da gincana
Equipes reunidas
Apresentações - Clube Tiradentes




















* Os créditos pelas imagens utilizadas neste post são do GEIF, e podem ser encontradas no facebook do Grêmio Estudantil do Campus (https://www.facebook.com/geifsul). Como fontes de informações utilizamos a página do IFSul, neste link: http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=371%3Acampus-charqueadas-promove-gincana-cultural&catid=9%3Ainstituto-federal-sul-rio-grandense&Itemid=1

Teve como objetivo socializar as ações que estão sendo realizadas no âmbito do IFSul, contando com a participação de pesquisadores sobre a temática inclusiva. Realizado no Campus Pelotas nos dia 21 e 22 de maio de 2012, o seminário contou com a presença dos servidores: Adriano Ernesto Kapke, Andreia Colares, Cecília Ribeiro, Juliana Bittencourt , Zara Goveia e dos bolsistas Stela Heberle e Rafael Vale.
A prof Andreia Colares apresentou neste seminário as ações dos NAPNEs do IFSul .




Os estudos sobre a temática indígena suscitam cada vez mais diálogos multidisciplinares que aprofundam o entendimento sobre as diferentes formas de interação, os conflitos territoriais, a formação intelectual, a configuração do pensamento sensível dos ameríndios. Partindo desse pressuposto, o II Fórum Internacional da Temática Indígena ocorreu de 14 a 16 de maio de 2012 na Faculdade de Direito da UFPEL e oportunizou um debate multidisciplinar, agregando professores, pesquisadores, alunos, ameríndios com formação em diversas áreas do conhecimento.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

About Me

Minha foto
Coordenadoria de Extensão
Ver meu perfil completo

Visualizações